Avalie sua organização

O esporte pode desempenhar um papel importante no bem estar e no desenvolvimento das meninas adolescentes. No entanto, se a inclusão e segurança das meninas e a criação de espaços seguros não ocuparem o centro da elaboração, desenvolvimento e implementação do programa, então tal programa corre o risco de causar mais mal do que bem. As autoavaliações a seguir foram projetadas para ajudar você a pensar sobre vários aspectos da segurança e da inclusão das meninas em um programa de esporte.

Você poderá utilizá-las como ferramenta para promover o diálogo entre a sua equipe e as/os participantes do programa sobre a segurança e a inclusão de gênero. Você também pode utilizá-las para identificar pontos fortes e pontos a serem melhorados no programa, contribuindo para o plano de melhorias. Finalmente, você pode usar a autoavaliação para acompanhar o progresso de sua organização em matéria de segurança e inclusão de gênero no esporte ao longo do tempo.


Autoavaliação da Segurança das Meninas no Esporte
Muitas vezes as organizações assumem que as políticas de proteção à criança são suficientes, ou que todos os programas de esporte exclusivos para meninas são intrinsecamente seguros. No entanto, apenas integrar as meninas em programas já existentes ou criar espaços exclusivamente femininos juntamente com uma política de proteção à criança não são suficientes, pois são necessárias algumas considerações a respeito do escopo do programa: o ambiente deve ser acolhedor e seguro, além de prover estruturas para que as meninas se tornem líderes e tenham a sua voz ouvida nas discussões em torno de questões de gênero sensíveis na comunidade. A fim de criar um programa de esporte bem sucedido e seguro para as meninas, as organizações devem entender os desafios únicos que as meninas enfrentam em termos de segurança física e emocional e desenvolver estratégias positivas e sustentáveis para resolvê-los. Esta autoavaliação pode apoiá-la(o) neste processo.

Autoavaliação sobre Inclusão de Gênero no Esporte
Inclusão de gênero no esporte diz respeito a fazer do esporte um espaço seguro e inclusivo, onde meninos e meninas tenham igualdade de acesso e de oportunidades para se beneficiar dos resultados positivos que o esporte oferece. Esta autoavaliação tem por objetivo ajudar você a pensar sobre vários aspectos da inclusão de gênero e como eles se relacionam com a sua organização e os seus programas de esporte.

Em todo o mundo, meninas e mulheres enfrentam desafios únicos para que possam participar dos esportes. Estes desafios podem ser pessoais, práticos, econômicos, políticos e até culturais. As organizações muitas vezes consideram ser suficiente apenas integrar as meninas em programas de esportes masculinos já existentes. No entanto, apenas colocar as meninas em programas masculinos de esporte pode ser mais prejudicial do que útil, enfraquecendo, desta maneira, a inclusão e reforçando os estereótipos. É preciso que, na concepção do programa, sejam feitas considerações como: oferecer um ambiente seguro, prover estruturas que permitam às meninas serem líderes ou mesmo discutir a respeito das questões de gênero na comunidade.

A fim de criar um programa de esportes bem sucedido para meninas ou programas mistos eficazes e de qualidade, as organizações devem primeiro estar cientes dos desafios, para depois desenvolver estratégias positivas e sustentáveis para solucioná-los. Esta autoavaliação pode apoiá-la(o) através deste processo.