Impacto Coletivo

COALIZÃO MENINAS E MULHERES NO ESPORTE

Quem somos

A Coalizão de Impacto Coletivo para Meninas e Mulheres no Esporte é um grupo de multissetorial que inclui organizações do terceiro setor, universidades, poder público, federações, empresas entre outras, na qual há mobilização de capacidades e troca experiências com o objetivo de preparar meninas e mulheres brasileiras, em sua diversidade, para o sucesso na vida e no esporte por meio do acesso e permanência em um ambiente esportivo seguro e equânime.

Essa é uma iniciativa no âmbito do Uma Vitória Leva à Outra, programa conjunto entre a ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional em parceria com a Empodera - Transformação Social pelo Esporte e Women Win.

O que defendemos
  • Espaços esportivos seguros para meninas e mulheres
  • Políticas de proteção à criança e adolescente com sensibilidade de gênero
  • Igualdade de oportunidades, visibilidade e premiações entre homens e mulheres no âmbito esportivo
  • Mulheres em posições de liderança nas mais diversas entidades esportivas
  • Políticas Públicas que ajudem a promover a equidade de gênero no esporte

[Video institucional (Não remova esta linha, caso seja retirada o vídeo não aparecerá na página)]

Comitê Diretivo

Tem o papel de oferecer liderança estratégica de atuação para o desenvolvimento da Coalizão, incluindo a interpretação de dados e a disseminação de ideias-chave e dar publicidade à Coalizão para impulsionar seu crescimento. É composto pela jornalista Carol Barcellos, as ex- atletas Daiane dos Santos e Joanna Maranhão, pela Professora Doutora Silvana Goellner da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Empodera e ONU Mulheres. 

 
Quais são as responsabilidades dos membros da Coalizão Meninas e Mulheres no Esporte?
  • Aderir aos objetivos estratégicos da Agenda Comum além de monitorar e informar sobre os indicadores gerais acordados
  • Participar de reuniões virtuais trimestrais e, eventualmente, uma reunião presencial.
  • Escolher um grupo de trabalho e participar ativamente nas atividades do grupo de trabalho.
  • Contribuir para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem e compartilhamento do grupo de trabalho.
  • Fornecer feedback (formal e informal) para ajudar a melhorar as funções da Coalizão e contribuir para documentar as lições aprendidas.
 
Grupos de Trabalho

São formados pelas organizações membros que juntas desenvolvem, alinham e implementam um conjunto de estratégias que direcionam o impacto da iniciativa.

  • Desenvolvimento de Meninas

Programas esportivos bem projetados para meninas desenvolvem suas habilidades e promovem conhecimentos que influenciam suas vidas. É importante que as meninas sejam encorajadas a assumir a liderança e que estejam engajadas em diferentes etapas de implementação do projeto. Dessa forma, cria-se um poderoso efeito multiplicador e contribui para que elas assumam um papel de referência para as outras pessoas.

  • Engajamento Comunitário

Uma comunidade que apoia e fortalece a participação de meninas e mulheres nos esportes é fundamental para a garantia desse direito. Isso ajuda a tornar os espaços seguros, contribui na criação de modelos de referência para meninas, envolve outras organizações e pessoas nessa luta  e fortalece a sustentabilidade de programas e projetos.

  • Políticas Públicas

A criação e implementação de políticas públicas que contribuam, por exemplo, para a equidade de gênero no esporte é fundamental para que essa perspectiva de fato ganhe escala e atinja todas as meninas e mulheres a nível municipal, estadual e nacional.

 
Faça parte

A adesão está aberta a todas as organizações comprometidas com a Agenda Comum da Coalizão e com seus indicadores comuns.
Os membros podem optar pela sua participação ou desligamento a qualquer momento. Não há restrição no número de grupos de trabalho em que uma pessoa pode participar desde que a mesma seja capaz de dedicar tempo para estar ativa nos grupos de trabalho. 

Clique aqui para participar da Coalizão.

 

Membros

[Lista das organizações com link para sites (Não remova esta linha, caso seja retirada a lista das organização não aparecerá na página)]