Ferramentas

Conheça as ferramentas e produtos de conhecimento elaborados pelo Programa “Uma Vitória Leva à Outra” para apoiar o trabalho de organizações no desenvolvimento de projetos esportivos para mulheres e meninas.

arquivos para download

IGUALDADE E INCLUSÃO DA MULHER NO ESPORTE: MAPEAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Lançada pela ONU Mulheres e pelo Comitê Olímpico do Brasil, a pesquisa “Igualdade e Inclusão da Mulher no Esporte: mapeamento das organizações esportivas nacionais e internacionais" apresenta dados recentes sobre a participação de mulheres em cargos de liderança nas principais federações internacionais e confederações olímpicas brasileiras, bem como um mapeamento das políticas e normativas que têm sido adotadas por essas organizações para fomentar a igualdade de gênero no esporte.

 

GUIA PRÁTICO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DIGITAIS

O Guia Prático de Contação de Histórias Digitais do Programa Uma Vitória Leva à Outra apresenta orientações para apoiar a realização de oficinas de contação de histórias digitais (digital storytelling) com adolescentes. A oficina consiste na arte de de contar histórias utilizando ferramentas tecnológicas, como tablets, computadores, câmaras digitais e telefones. Esta metodologia é baseada na capacidade de todas as pessoas de compartilharem aspectos de sua história de vida, contriubuindo para o desenvolvimento de suas as habilidades de comunicação e liderança e ampliando suas vozes.

GUIA PRÁTICO DA TREINADORA MASTER

O Guia Prático da Treinadora Master do Uma Vitória Leva à Outra (UVLO) tem por objetivo apoiar a facilitadora de um Treinamento de Treinadoras Master do UVLO a planejar, preparar e oferecer um treinamento eficaz e impactante. Este manual deve ajudar as participantes a: aprofundar o conhecimento sobre Programa UVLO; desenvolver uma compreensão mais abrangente sobre as áreas temáticas fundamentais do currículo; identificar e praticar habilidades de facilitação de metodologia mista, especificamente relacionada à educação de adultos; explorar e compreender as funções, competências e papéis das facilitadoras UVLO e das Treinadoras Master; e fortalecer o conhecimento em torno da estrutura e da implementação de um treinamento de profissionais do UVLO.

CAMPA - COMUNIDADE ATIVA: MENINAS PREPARADAS PARA A AÇÃO

O Guia de ferramentas CAMPA – Comunidade Ativa: Meninas Preparadas para Ação apresenta orientações para organizações de esporte para desenvolvimento, grupos e coletivos que pretendem apoiar o desenvolvimento da liderança de meninas e jovens mulheres em suas comunidades, a partir de implementação de projetos de recurso semente. Através de uma abordagem feminista, o Guia apresenta diferentes opções de implementação e estudos de caso, encorajando as organizações a discutir e refletir como os programas de recursos semente seriam mais bem implementados em contextos únicos em que operam.

GUIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS ESPORTIVOS PARA MENINAS

O Guia Internacional para o Desenvolvimento de Programas Esportivos para Meninas é uma ferramenta colaborativa para orientar organizações em como desenvolver programas esportivos efetivos, seguros e sustentáveis para meninas e mulheres. Este Guia oferece orientações baseadas nas boas práticas de organizações do mundo todo sobre como realizar atividades e ações de qualidade que atendam às necessidades das meninas e garantam um espaço seguro e inclusivo para que elas desenvolvam seu pleno potencial.