Notícias
ONU Mulheres e Empodera lançam Almanaques Antirracistas para Adolescentes e Educadoras
Olga Bagatini , publicado em 18/11/2022

Resultado dos encontros entre as educadoras do programa Uma Vitória Leva à Outra, os Almanaques Antirracistas usam linguagem acessível para explicar conceitos básicos e debater estratégias para combater o racismo

 

 

A ONU Mulheres e a ONG Empodera lançam, nesta sexta-feira (18), dois manuais para ampliar o debate e a conscientização sobre a incidência do racismo na sociedade brasileira: o Almanaque Antirracista para Adolescentes e o Almanaque Antirracista para Educadoras. Os materiais foram elaborados por professoras e facilitadoras do programa Uma Vitória Leva à Outra, iniciativa da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional (COI) em parceria com a Empodera, que usa o poder do esporte para empoderar meninas e mulheres.

 

O Almanaque Antirracista para Adolescentes usa linguagem informal e acessível para abordar conceitos básicos relacionados a discriminação racial, raça, racismo e suas representações na sociedade, além de apresentar um breve resumo da história de como o racismo se estruturou no Brasil e da importância de combatê-lo ativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Entre os temas abordados, o material trata da valorização da identidade negra e busca conscientizar leitoras brancas acerca dos prejuízos sociais e psicológicos causados pelo racismo, ao mesmo tempo em que estimula a autoestima das leitoras negras a partir de reflexões sobre negritude, padrões de beleza e representatividade. O material também traz dicas de leituras, vídeos e podcasts para quem quiser aprofundar os conhecimentos nos temas abordados.

 

O Almanaque Antirracista para Educadoras, por sua vez, também perpassa conceitos básicos, dados e conteúdo sobre a construção histórica do racismo no Brasil, ensinando as educadoras a reconhecer as diversas manifestações do racismo na sociedade e seu impacto na vida da população negra, especialmente de meninas e mulheres.

 

A partir de uma análise mais aprofundada, este material tem como objetivo preparar educadoras e professoras que atuam em programas sociais sensíveis a gênero a conduzir debates sobre racismo e práticas antirracistas por meio de rodas de conversa e atividades lúdicas. O conteúdo também traz orientações práticas sobre como acolher participantes – especialmente em momentos de vulnerabilidade -, e denunciar casos de racismo às autoridades quando for o caso.

 

Os Almanaques Antirracistas são gratuitos e podem ser baixados através dos links abaixo:

Clique aqui para fazer o download do Almanaque Antirracista para Educadoras

Clique aqui para fazer o download do Almanaque Antirracista para Adolescentes

 

Sobre o UVLO 

Uma Vitória Leva à Outra é um programa conjunto da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional em parceria com a ONG Empodera que visa garantir que meninas e jovens mulheres participem e desfrutem do esporte em igualdade de condições. Seu principal objetivo é utilizar o esporte como ferramenta para a promoção da igualdade de gênero dentro e fora do ambiente esportivo, do empoderamento de meninas e mulheres e da eliminação da violência contra elas. Desde 2015, o programe tem contribuído para prevenir e romper com ciclo de violência contra meninas e mulheres e a partir da desconstrução de normas sociais e estereótipos nocivos que as impedem de exercer seus direitos de forma integral e desenvolver plenamente seu potencial.  

 

Mais informações para a imprensa:

ONU Mulheres - Programa Uma Vitória Leva à Outra

Olga Bagatini – [email protected]

 

Outras Notícias